Social media buttons

10 guidelines to a healthier lifestyle


Ou: como a minha dieta deixou de ser uma dieta e se tornou um estilo de vida.




A verdade é que existem inúmeros blogposts deste género, e muitos deles com imenso fundamento e a tocar nos mesmos pontos. Sim, existem inúmeros pontos em comuns na construção e manutenção de um estilo de vida saudável: existem pontos fulcrais e que, ou efetivamente ganhaste o jackpot e tens alguém que vá ter contigo para treinares, te prepare todas as refeições, que faça - basicamente - tudo por ti ... ou tens que ser um comum mortal e "arregaçar as mangas e fazer-te à vida". 

Dá trabalho? Dá.
Vale a pena? Vale. Muito.
Se a pena que vale ultrapassa o trabalho que dá? Definitivamente. 

Já não consigo enumerar as vezes que me desabafaram "Oh Rita, mas dá tanto trabalho. Não tenho tempo. E quando tenho tempo, não tenho vontade. Como é que consegues? Como é que te organizas? Como é que fazes tanta coisa ao mesmo tempo? Nunca te cansas? Nunca te falta vontade?". A minha resposta é sempre a mesma: estilo de vida. 

Começou como alguém que durante a adolescência simplesmente queria perder peso, queria ser magra. Não resultou até que a vontade e a consciência se aliassem e, no final do primeiro ano de licenciatura, 25kgs desaparecessem (não foi magia!) e deixasse de ser uma simples dieta e se transformasse no estilo de vida e na essência da pessoa.
Sim, isto tudo me pertence e eu sou tão mais feliz assim. 
Sinto que me encontrei, sinto sinceramente que fui feita para ser como sou hoje e para ter o estilo de vida saudável e equilibrado que tenho.

Como ninguém nasce ensinado, resolvi criar 10 guidelines que, além de sintetizarem a minha vida, podem vir a ser úteis para alguém com vontade mas a necessitar de um empurrãozinho.
Que seja este!

1) Racionaliza. 
Olha-te ao espelho e pensa se te agrada o que é refletido e vês de forma consciente. 
Não te compares com revistas ou anúncios publicitários e não queiras estar na pele de outra pessoa - pensa, somente, se achas que podias estar melhor do que já estás. Uma melhor versão de ti mesmo. 
Sabe que existe sempre margem para melhorar e que quem dita o teu percurso e destino és tu.

2) Prioriza.
Faz do calendário o teu melhor amigo e pensa em tudo aquilo que tens e que queres fazer. Decide quantas vezes por semana estás disposto a treinar (sendo que o aconselhável são, no mínimo, três vezes semanais), as responsabilidades estudantis/profissionais que tens, o tempo que dispões para a tua familia e amigos, e o tempo que deves tirar para ti.
Não te esqueças de reservar algum tempo para preparares as tuas refeições. 

3) Prepara as tuas próprias refeições.
Ganhamos uma consciência enorme do que colocamos dentro do nosso organismo quando somos nós próprios a preparar a nossa refeição: sabemos o que utilizamos, como o preparamos e quando o preparamos. É um acto de comer com consciência. 

4) Evita sair de casa sem comida.
Um hábito que tenho desde a minha perda de peso é nunca sair de casa sem marmita ou qualquer tipo de snack comigo. Não gosto de depender do sítio onde estou e do que tenho disponível, não gosto de ter que desenrascar na minha alimentação. Além de me preocupar com o que como, adoro comer. É um dos meus maiores prazeres. E por isso mesmo, não gosto de comer qualquer coisa, por não estar preparada.
Marmita girl here! 
No entanto, não tenhas receio de comer fora: consoante o tipo de alimentação que decidas ser melhor para ti, nenhum sitio é impossível. Em qualquer sítio é possível comer bem. Improvisar, muitas vezes, pode - e deve - ser a tua palavra de ordem. 

5) Não deixes para amanhã o treino que podes fazer hoje.
Não deixes que a preguiça te demova. Tens vontade? Vai. Estás cansado mas continuas com vontade? No final não te vais arrepender.
Pensa no treino como o teu tempo de qualidade. Nós somos o melhor projeto no qual podemos trabalhar e nenhum tipo de trabalho em nós mesmos é tempo ou trabalho desperdiçados.
Altera o mindset de "Que chatice, ainda tenho que ir treinar!" para "Finalmente vou ter algum tempo para mim mesmo, vou libertar as preocupações e o stress acumulados e trabalhar em mim!". Alterar o mindset muda vidas. 

6) Nenhum alimento é mau. 
Nenhum tipo de comida é lixo. 
Mau é roubar e mentir e lixo é aquilo que deitamos no caixote (e mesmo esse pode e deve ser reciclado!). 
A comida é um bem tão essencial que nunca deve ser encarado como porcaria. Não o é. 
Cada alimento é como cada qual: cada um tem a sua composição, uns mais ricos neste nutriente ou vitamina outros noutras, uns mais ricos e outros mais vazios. Mas nada que comas é em vão - nada. O nosso organismo agradece diversidade. 

7) Um café, uma chávena de chá e um litro e meio de água.
Estes são os meus essenciais líquidos diários.
Tento beber, no mínimo, um litro e meio de água por dia - por norma de tipo neutro, dado que o nosso organismo, de diversas formas, agradece a ingestão de água de ph elevado. 
Uma chávena de chá, por norma ao pequeno-almoço, e normalmente verde. 
Um café, que não sou a maior amante de café, pré-treino ou após o almoço para dar o boost necessário: a cafeína é um componente essencial no organismo de quem pratica exercício físico regular. 

8) Refeed, não cheatmeal. Diversidade.
Caindo no erro de me repetir, mas sem qualquer tipo de arrependimento: comida nunca deve ser sinónimo de lixo. 
Nunca nos deve pesar na consciência aquela refeição, aquele gelado ou aquele pacote de batatas fritas que tão bem nos soube. Ouvimos a nossa mente, comemos, soube-nos bem. Ponto final. Assunto encerrado. Venha a próxima vez. Simple as that. 
Quando a base é boa e "99%" do tempo nos preocupamos em levar um estilo de vida saudável, ouvir o que quer que a nossa mente nos esteja a dizer que lhe apetece e sacia-la não é prejudicial, mas até benéfico para nós.
O importante é a base, a consciência, o estilo de vida. Não me canso de repetir. 

9) Não sejas tão duro contigo mesmo.
Esquece o que funcionou para outra pessoa, os resultados que ela teve mas tu não. Esquece. O que funciona para os outros não tem - nem deve - resultar para ti.
Uma dieta não é formulada para 50000 pessoas, logo, não deves seguir algo que vem escrito num livro. Deves ter consciência de que cada pessoa é uma pessoa e que cada organismo reage de forma diferente. Tu és tu e o teu organismo é o teu organismo - encontra a forma própria de brincares contigo e teres resultados que te agradem.
E nunca te esqueças de que a tua voz interior deve ser a tua melhor amiga, o teu melhor alento. Nunca esperes aprovação de ninguém. A maior aprovação deve ser tua.

10) Estilo de vida, não dieta. 
Diz-se que a formação de um hábito demora 21 dias. 
Se os primeiros dias não te parecerem fáceis, não desesperes. Pensa no objetivo a longo prazo. Não desistas facilmente. Evita pensamentos derrotistas. A mente é demasiado poderosa, e o que queres atrais. Por isso, aprende a utilizá-la em teu benefício. 
Podes escolher ser o teu melhor ou pior amigo, opta por ser o melhor. És tu, e só tu, quem te vai levar longe. Vais carregar o teu corpo e alma durante todo o percurso até encontrares o lugar onde te sentirás confortável na tua própria pele: esse deve ser o teu maior objetivo.
Desengana-te se pensares que chegas lá e ficas por aqui. Quando se torna um estilo de vida, torna-se um ciclo vicioso de aperfeiçoamento - e deve assim ser.

Deves querer - e fazer - sempre mais e melhor por ti. Pela tua melhor versão
Lembra-te: tu és o teu melhor projeto

Sem comentários

Enviar um comentário

Professional Blog Designs by pipdig